sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Plantas Medicinais no Instituto Anchietano de Pesquisas


A Universidade do Vale do Rio dos Sinos completa 50 anos de atividade em 31 de julho de 2019. Destes, 26 anos de estudo, ensino e divulgação de plantas medicinais. Pe. Clemente José Steffen SJ, naturalista, professor de ecologia e fisiologia vegetal do curso de Ciências Biológicas, iniciou, em 1992, o Projeto Plantas Medicinais no Campus da Unisinos de São Leopoldo.

O projeto criou e manteve um grande jardim didático com centenas de espécies de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e comestíveis, cultivadas e espontâneas, nativas e exóticas. Também coleções de amostras de plantas secas, sementes, cascas e cipós, um herbário didático e o correspondente registro fotográfico. Em seu gabinete, disponibilizava uma biblioteca especializada para alunos e demais interessados.

A identificação botânica, os usos e preparos tradicionais, as formas de cultivo e manejo, as técnicas de coleta, secagem e armazenamento, eram ensinados e divulgados através de cursos de extensão, palestras, oficinas, folders e artigos populares.

Na década de 1990, Denise Maria Schnorr foi sua estagiária, bolsista e funcionária no Laboratório de Plantas Medicinais do Centro de Ciências da Saúde.

Após o falecimento do Pe. Clemente, em 2003, a Bióloga Denise Maria Schnorr, especialista em Saúde Pública e em Docência em Fitoterapia Aplicada à Nutrição, ficou encarregada deste trabalho.

Iniciou-se uma nova fase do projeto, no Instituto Anchietano de Pesquisas, com o objetivo de resgatar, atualizar e divulgar conhecimentos tradicionais e científicos das plantas medicinais, aromáticas, condimentares e comestíveis subutilizadas. A divulgação é feita na forma de oficinas e palestras nos cursos de graduação, como nutrição, gastronomia e biologia e em projetos sociais.

O Instituto Anchietano de Pesquisas, através do trabalho de Denise Maria Schnorr, passa a disponibilizar, nesta página, fotos, slides, textos, catálogos, revistas digitalizadas, materiais didáticos e links, resgatando o legado do Pe. Clemente José Steffen SJ.

Poster referente ao Projeto Plantas Medicinais na década de 1990.
Clique na imagem para ampliá-la.

Fotos, textos, catálogos, revistas digitalizadas e materiais didáticos sobre o Projeto Plantas Medicinais e Pe. Clemente estão disponibilizados em:
 www.anchietano.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário