quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A IMACULADA NO MUSEU CAPELA

A denominação: O título de Imaculada Conceição para Maria corresponde à declaração da Igreja Católica de que ela, em previsão de se tornar a mãe de Jesus, Filho de Deus, desde a sua conceição esteve livre de pecado, inclusive do pecado original no qual nascem todos os humanos.
A veneração: Dia 8 de dezembro é a festa de Maria sob a denominação de Imaculada Conceição, de Imaculada, ou simplesmente de Conceição. Ela é titular de muitas igrejas e santuários, inclusive do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Inúmeras mulheres levam o nome de Maria da Conceição ou simplesmente Conceição.
A forma de representação: Sob esta denominação Maria costuma ser apresentada vestida com uma túnica branca, um cinto e um manto azul, em atitude de oração com as mãos juntos ou os braços abertos. Ela está parada no globo sobre o qual está uma serpente, ou um dragão com uma maçã na boca, cuja cabeça ela esmaga; ela usa uma coroa de doze estrelas. Em algumas representações ela ainda tem uma grande lua (nova) sob os pés.
A simbologia: A serpente com a maçã lembra a transgressão de Eva no Paraíso, início de todo pecado. Maria esmaga a cabeça da serpente indicando que está livre do pecado original. O dragão, a lua e a coroa de doze estrelas são de João no Apocalipse (cap. 12) descrevendo o dragão vermelho (demônio) querendo devorar o menino Jesus que Maria estava para dar à luz. O Menino foi levado para junto de Deus e Maria encontrou um lugar seguro. O dragão vermelho, com seus anjos, foi expulso para a terra. ‘Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça...’




Estátuas do Museu Capela:
1. Escultura de madeira, em estilo barroco, recolhida nos Sete Povos das Missões por padres jesuítas historiadores no começo do século XX, guardada por décadas no Seminário de São Leopoldo.
2. Estátua de gesso de capela do Seminário de São Leopoldo trazida da Europa ou comprada em Porto Alegre, onde havia grande fábrica de objetos litúrgicos.
Casulas do Museu Capela:
1. Preciosa Casula do Seminário de São Leopoldo, com bordados a fio de ouro (use zoom para ver a perfeição nos detalhes), certamente trazida da Europa pelos padres jesuítas alemães e usada nas grandes festas religiosas. A Imaculada Conceição era a padroeira do Seminário.
2. Casula mais simples do Seminário de São Leopoldo, com a mesma invocação. As Irmãs Franciscanas do Colégio São José, em São Leopoldo, produziram vestes litúrgicas semelhantes a esta durante décadas.

Texto - Pedro Ignácio Schmitz
Fotografias Casulas - Juarez de Andrade/ Curso de Fotografia UNISINOS
Fotografias Maria Imaculada - Acervo IAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário