quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Minha vivência como estagiário de patrimônio no Museu Capela Instituto Anchietano de Pesquisas/Unisinos

Texto e fotos: Fernando Roque – graduando do curso de História da Unisinos

ESTUDANDO A COLEÇÃO DE MISSAIS COM O COLEGA ERIC FRANZ

O que é um Missal Romano?
Os Missais Romanos são livros que orientam – determinam - o calendário gregoriano cristão e católico constituindo-se em diferentes instruções - regras - de celebrações e solenidades, tanto para os presbíteros quanto para os fiéis. O acervo que se encontra atualmente no Instituto Anchietano de Pesquisa (IAP) está composto por 303 exemplares e há diferentes apresentações das obras que oscilam desde os opulentos Missale Romanum, produzidos pela editora germânica Pustet, a partir do ano de 1840, ou seja, antes do Concílio Vaticano I (1870), aos produzidos pela Editora Vozes, Petrópolis, RJ, a partir do Concílio Vaticano II (1960), que passa a permitir as edições em Português.
Missale Romanum, capa em couro auto-relevo, bordas das folhas em ouro, impresso na cidade de Ratibosnae, atual Alemanha, pela editora Friedrich Pustet, no ano de 1890.

Missale Romanum. Encardenação em couro, travas laterais em metal, bordas das folhas em ouro, impresso em Barcinone – Barcelona, editora: Litúrgica Española, 1922.



Missal Romano, versão simples, capa em papel, impresso pela Editora vozes, RJ, no ano de 1972.

*Veja complementação no texto do colega Eric Franz


Nenhum comentário:

Postar um comentário